18 de novembro de 2011

10 partes do corpo que não usamos



1 - Dentes do Siso:
Conhecido também como terceiros molares, não são mais utilizados por causa da nossa mudança de hábitos alimentares. Antigamente (quando falo 'antigamente' é muito antigamente) nos alimentávamos de comidas mais resistentes, como ossos e carne crua. Aí os molares tinham papel fundamental na função de triturar. Hoje em dia nosso alimento está bem mais suave, o que torna esse 'triturador' inutilizável.
Estudos odontológicos mostram que apenas 5% da população tem sisos saudáveis. Para o restante da população o siso só da dor de cabeça.

2 - Apêndice:
Um pequeno órgão oco anexado ao intestino grosso. Como a nossa alimentação antigamente (e volto a frisar, 'antigamente' é muito antigamente) também contava com plantas esse órgão tinha uma funcionalidade bastante importante, visto que era ele o responsável por digerir a celulose dessas verdinhas.
Agora é uma parte totalmente descartável do nosso corpo. Quando contraída uma infecção, apendicite, os médicos retiram completamente o apêndice em uma cirurgia simples.

3 - Músculos eretores de pelo:

Sua função é de controle dos cabelos na nossa pele quando estamos com frio ou medo, o famoso "arrepio". Antigamente (de novo aquele blábláblá) sua função era proteger do Sol, chuva, frio,...

Hoje em dia não é mais preciso. Desenvolvemos vestuários capazes de nos proteger melhor que esse músculo, agora, inútil.

4 - O dedo pequeno do pé:
Na verdade o único dedo dos pés realmente importante, com uma função essencial, é o 'dedão'. O papel dele é de manter o equilíbrio de todo o corpo.
Sobre o dedo pequeno, o popular mindinho ou minguinho, deve desaparecer nas próximas gerações ('próximas gerações' é muito distante, seu filho vai ter esse dedo, relaxa).

5 - Cóccix:
Quando o ser humano andava de quatro esse conjunto de vértebras servia para se comunicar, como atualmente fazem os cachorros, gatos, chimpanzés e outros animais.
Como agora andamos eretos (a não ser quando bêbados e trôpegos) o cóccix se tornou desnecessário. É apenas um resquício de rabo. Bizarro, né?!

6 - Palmar muscular:
O músculo que vai do cotovelo ao pulso. Já sabe-se que 11% da população não tem mais ele.
O ser humano se utilizava desse músculo, pois precisava escalar e realizar esforços desse tipo em abundância.

7 - Costelas do pescoço:
Esse já está praticamente extinto, com apenas 1% da população. São um conjunto de costelas cervicais, possivelmente restos da era dos répteis. (?!)

8 - Ponto de Darwin (o tubérculo):
Você já percebeu que certas pessoas tem um pequeno pedaço de pele extra nas orelhas?
Poderia ser uma má formação apenas, mas estudos indicam que os antigos (de novo...) seres humanos usavam para escutar os sons mais distantes.

9 - A 13ª costela:
Algumas pessoas pensam em tirar uma costela para ter um corpo mais delineado, no entanto, nossos parentes mais próximos, os chimpanzés e gorilas, contam com um jogo extra de costelas. Porém não somente eles! Cerca de mais de 8% dos adultos no mundo também contam com 14 costelas.

10 - Músculo subclávico:
Esse músculo, situado abaixo do ombro, que vai desde a primeira costela até a clavícula, era indispensável quando o homem andava de quatro. Porém agora que caminha erguido, esse músculo, se tornou inutilizado.


Um comentário:

Cirurgia Brasilia disse...

Tanto não usamos que alguns seres humanos já não tem nascido mais com o cóccix e os dentes sisos. A evolução humanda é maravilhosa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...