21 de agosto de 2013

Filmes de Terror baseados em fatos reais

15 filmes de terror baseados em fatos reais

A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project) – 1999

Sinopse: Em outubro de 1994, três jovens foram para a Floresta de Black Hills nos Estados Unidos, filmar um documentário sobre uma lenda local: “A Bruxa de Blair”. Os jovens nunca mais foram vistos. Um ano depois, a gravação que eles fizeram é encontrada e seu legado passou a se chamar de “A Bruxa de Blair”, que documenta a angustiante e arrepiante  jornada de cinco dias através da floresta, e todos os eventos aterrorizantes que resultaram no desaparecimento deles.

A Bruxa de Blair fatos reais

Fatos Reais: No século XVIII, na comunidade de Blair, hoje em dia cidade de Burkittsville no estado de Maryland, Elly Kedward foi acusada de atrair crianças até sua casa e retirar o sangue delas, foi acusada de feitiçaria e banida da sua vila durante um inverno muito forte e dada como morta. Tempos depois, os adultos e crianças que acusaram Elly desapareceram misteriosamente, temendo uma maldição, os habitantes de Blair fugiram da cidade e nunca mais pronunciaram o nome de Elly Kedward. Ao longo dos séculos, desaparecimentos e aparições estranhas tomaram conta do lugar, as últimas vítimas deste macabro fenômeno foram os estudantes universitários Heather Donahue, Joshua Leonard e Michael Williams que sumiram durante a produção de um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair, um ano depois as filmagens do documentário foram encontradas e mostram como foi a trajetória dos estudantes dias antes de desaparecerem misteriosamente.

O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre) – 1974

Sinopse: Sally, seu irmão Franklin e mais cinco amigos estão viajando pelo estado do Texas para se certificar de que o túmulo de sua família no cemitério do condado não foi violado, pois um grupo de arruaceiros estava cometendo atos de vandalismo no local. Mas a sorte não estava no caminho dos jovens, eles se deparam com uma família de psicopatas que cometem atos de sadismo e canibalismo, sendo que o mais perigoso deles usa uma serra elétrica para perseguir suas vítimas.

o_massacre_1974

Fatos Reais: O assassino Leatherface foi inspirado em Edward Theodore Gein, mais conhecido por Ed Gein, que foi primeiramente acusado pelo desaparecimento de Bernice Worden em 1957, mais tarde a polícia acharia o corpo de Bernice na propriedade de Ed, confirmando sua autoria no crime. Bernice foi encontrada decapitada e pendurada de pernas pro ar com os tornozelos presos a uma viga, ela estava cheia de mutilações. Preso, Ed confessou ter matado também Mary Hogan, dona de uma taverna que estava desaparecida desde 1954. Ed também era suspeito do desaparecimento de mais 5 pessoas mas nada foi confirmado sendo que ele foi a julgamento apenas por dois homicídios. Em sua casa, foram encontrados crânios humanos, pele, máscaras feitas de couro humano entre outras coisas bizarras.
Para mais detalhes, veja também A Verdadeira História de O Massacre da Serra-Elétrica

A Volta dos Mortos-Vivos (The Return of the Living Dead) – 1985

Sinopse: Dois empregados de um armazém de medicamentos encontram no subsolo do estabelecimento barris lacrados do exército americano que estavam ali a bastante tempo, acidentalmente eles destampam os barris que liberam um gás mortal no ar. Esse gás acabam ressuscitando os mortos de um cemitério próximo que vão querer apenas uma coisa do vivos: seus miolos.

A Volta Dos Mortos Vivos

Fatos Reais: Praticamente, um típico filme trash dos anos 80, considerado por muitos como ceticista ou uma piada, o filme é baseado na obra de George A. RomeroA Noite dos Mortos Vivos” que segundo alguns fãs, foi baseado em uma experiência do exército americano que pretendia criar uma arma de guerra que fizesse seus inimigos se revoltarem uns contra os outros e em fim se matarem. Pra ser mais preciso, os americanos estavam desenvolvendo a toxina Trioxina, um gás letal usado para fins biológicos, segundo relatos, Romero teve de adaptar e desviar para uma história fictícia em “A Noite dos Mortos Vivos“, em 1985 A Volta dos Mortos Vivos foi uma homenagem ao clássico de Romero, claro que como todo filme com sua dose de ficção, mas focado na mesma história relatada no filme de Romero.

O Exorcista (The Exorcist) – 1973

Sinopse: Regan (Linda Blair) é uma jovem de 12 anos aparentemente normal, até começar a agir de modo estranho falando palavrões e demonstrando ter poderes sobrenaturais, sua mãe (Ellen Burstyn) decidida, pede ajuda ao padre Karras (Jason Miller) que com o tempo percebe a presença do demônio Pazuzu no corpo da garota. Karras decide consultar o padre Merin (Max von Sydow), experiente e conhecido por praticar exorcismos. Juntos os dois padres tentam salvar Regan numa desesperadora batalha contra o mal.

o_exorcista

Fatos Reais: O filme é baseado em um exorcismo verdadeiro feito em um garoto de 13 anos no ano de 1949, após a morte de sua tia, o garoto começou a agir de modo estranho e revelando ter poderes sobrenaturais, livros e objetos da casa da família começavam a voar por todos os lados. A casa ficou com um ambiente pesado e a cada dia que se passava o garoto demonstrava ter uma personalidade demoníaca, os pais do garoto, desesperados e na certeza de que o pequeno Robbie estava possuído por um demônio, chamaram um padre exorcista para livrar o garoto da possessão, o padre saiu muito machucado do exorcismo mas com muita fé e esforço livrou o garoto da possessão.
Para mais detalhes, veja também A Verdadeira História de O Exorcista

Ed Gein: O Serial Killer (Ed Gein) – 2000

Sinopse: Todos pensam que Ed Gein é um tímido e excêntrico fazendeiro. Atormentado por visões de sua falecida mãe, uma devota que ele sempre considerou uma santa, Ed transformou-se em um ladrão de túmulos e anatomista amador. Agora, com o fantasma de sua mãe lhe dominando, o jovem não pode mais resistir à atração das mulheres da cidade e seu feroz desejo de eliminar uma vida…ou duas.

ed gein

Fatos Reais: A História de Ed Gein é a mesma de O Massacre da serra Elétrica e serviu de base para o filme, Ed era um garoto tímido e que sofria bullyng na escola, Ed teve uma infância conturbada e após a morte de sua mãe e de demais parentes, Ed começou a se interessar pela anatomia humana de modo que foi acusado pelo assassinato de duas mulheres de sua cidade, em sua casa foram encontrados vários objetos bizarros como crânios que eram usados como tigelas de sopa, seios usados como seguradores de copo, meias e um abajur feitos de pele humana entre outras coisas bizarras.

Contatos de 4º Grau (The Fourth Kind) – 2009

Sinopse: Em uma pequena cidade do Alasca, desde a década de 60 aos dias de hoje, é registrado um grande número de desaparecimentos. Apesar das diversas investigações do FBI, os casos nunca eram solucionados. Quando a psicóloga Dra. Abigail Tyler (Milla Jovovich) começa a gravar as suas sessões com pacientes traumatizados acaba descobrindo as mais perturbadoras evidencias de abduções alienígenas.

Poster brasileiro do filme

Fatos Reais: O filme foi atacado por vários fãs do gênero, que o acusaram de fraude, foi considerado controverso mas não deixou de assustar boa parte do público que o assistiu. No ano de 2000, a Dra. Tyler presenciou o assassinato do marido por uma pessoa não identificada, tentando reconstruir sua vida, ela se dedica aos dois filhos e sua clínica. Lá, ela se depara com vários pacientes que sofrem de insônia, seus relatos parecem se interligar, todos costumam acordar no mesmo horário na madrugada perdendo todo o seu sono, sem falar da misteriosa coruja branca que aparece diante de suas janelas. Através da hipnose, ela presencia momentos de terror, quando hipnotizados, seus pacientes descrevem a terrível experiência que tiveram com malignos seres extraterrestres. Basicamente o filme é quase que totalmente fiel as histórias relatadas.

Gacy: O Palhaço Assassino (Gacy) – 2003

Sinopse: John Wayne Gacy aparentava ser um cidadão como outro qualquer, até era voluntário em um hospital local de crianças, sempre se vestia de palhaço para alegrar a criançada e os jovens. Mas John guardava um terrível segredo, ele era um assassino incontrolável, e foi responsável pelo assassinato de 29 garotos, após os assassinatos, John os enterrava em um espaço pequeno embaixo de sua casa.

Poster americano do filme

Fatos Reais: O filme é baseado na vida de John Wayne Gacy, conhecido como “O Palhaço Assassino“, John foi acusado por 29 assassinatos, todas as vítimas tinham entre nove e vinte anos. O filme It – Uma Obra Prima do Medo fez referências a John Wayne Gacy no jeito como o palhaço Pennywise se comportava. Gacy teve uma infância conturbada, era humilhado por seu pai alcoólatra, era sempre chamado de “bichinha” pelo mesmo. Foi preso aos 26 anos de idade por estar praticando atos sexuais com um jovem em um banheiro de bar. Gacy atraía os jovens até sua casa com promessas de emprego, chegando lá eram dopados, torturados e mortos. Em 1994 Gacy foi executado com uma injeção letal. O filme Gacy de 2003 é raro no nosso país.

O Exorcismo de Emily Rose (The Exorcism of Emily Rose) – 2005

Sinopse: Emily Rose, era uma adolescente comum que foi o alvo de terríveis forças demoníacas que chocaram uma cidade e atormentaram sua alma. Mas ela foi, como muitos acreditaram, possuída? Em uma tentativa de defender o padre que exorcizou Emily, uma advogada cética desperta para a descoberta de que poderosas forças espirituais podem mesmo existir.

Poster do filme

Fatos Reais: Anneliese Michel era uma jovem alemã de família extremamente católica, acreditava-se que a garota estava possuída por forças demoníacas e foi submetida a várias sessões de exorcismo durantes os anos de 1975 e 1976. A jovem estava possuída por seis demônios que seria Lúcifer, Caim, Judas, Nero, Hitler e padre Fleischmann (que caiu em desgraça durante o século XVI). Desde os 16 anos de idade, Anneliese começou a apresentar sinais de possessão, agia de modo estranho, andava nua pela casa, fazia suas necessidades em qualquer lugar e chegou a tomar sua própria urina. Ao longo dos anos seu estado foi piorando, seus pais decidiram optar pelo exorcismo sendo que foi quase um ano de sessões, na noite de 1º de julho de 1976, Anneliese finalmente estava livre dos demônios, mas não resistiu aos ferimentos causados durante as possessões e infelizmente morreu.
Para mais detalhes, veja também A Verdadeira História de O Exorcismo de Emily Rose

Wolf Creek: Viagem ao Inferno (Wolf Creek) – 2005

Sinopse: Três mochileiros, Liz, Earl e Ben se aventuram pelo interior da Austrália a fim de visitar Wolf Creek, a segunda maior cratera do mundo, chegando ao parque, eles desfrutam da bela paisagem que o lugar oferece. Quando decidem ir embora o carro não pega e parece estar com um problema que não se resolve de uma hora pra outra, sinal de celular ali nem pensar, os relógios pararam e os três entram em pânico. Eis que surge Mick Taylor, um caminhoneiro aparentemente simpático que se oferece para ajudá-los, ele lhes dá uma carona até seu acampamento em uma mina abandonada, lá eles acabam caindo no sono e ao acordar percebem que entraram em uma terrível sessão de tortura promovida pelo sádico Mick.
A sequência Wolf Creek 2 está prevista para 2014.

Capa do filme

Fatos Reais: Originalmente, Wolf Creek iria ser trabalhado 100% na ficção, quando o diretor e roteirista Greg Mclean soube dos reais desaparecimentos ocorridos na Austrália, e dos assassinos Bradley John Murdoch e Ivan Marko Milat, responsáveis por esses desaparecimentos, decidiu reescrever o roteiro fazendo referências ao dois psicopatas, especialmente a Ivan Marko Milat. Os dois assassinos foram presos e condenados a prisão perpétua, Bradley John Murdoch foi condenado por assassinar o mochileiro inglês Peter Falconio que estava de férias na Austrália. Ivan Marko Milat, conhecido também como “O Assassino de Mochileiros“, foi condenado pelo assassinato de sete mochileiros entre os anos  80 e 90, Ivan se diz inocente das acusações, mas as evidências apontam contra ele. Ivan gostava de caçar suas vítimas como se elas fossem animais, dando a elas vantagens pelas matas do estado de Nova Gales do Sul.

Tubarão (Jaws) – 1975

Sinopse: Na pequena cidade de Emity, Nova Jersey, terríveis ataques de tubarão vem aterrorizando os banhistas. Embora as autoridades políticas queiram ignorar a situação para não espantar os turistas, o Xerife Martin Brody (Roy Scheider) decide investigar junto de um ictiologista e um pescador veterano, os três partem para auto-mar em busca do misterioso tubarão branco que vem aterrorizando as praias da cidade, mas não contavam que a batalha que iriam travar não era contra um simples tubarão branco, e sim contra uma máquina de matar de sete metros.

Frente da capa do filme, provavelmente a da 1º edição em DVD

Fatos Reais: Este filme foi um dos melhores do século XX, e rendeu bastante bilheteria até mesmo pela história que inspira esta grande obra. O filme foi baseado no romance homônimo do escritor Peter Benchley, para escrever o livro, Peter havia se inspirado nos ataques de tubarão que aterrorizaram a costa do Estado de Nova Jersey em julho de 1916. Ao longo de 12 dias, 5 pessoas foram atacadas sendo que quatro morreram. No dia 14 de Julho, os pescadores locais capturaram um tubarão branco de 2 metros, supostamente o responsável pelos ataques. Em seu estômago foram encontrados restos de seres humanos. Os pesquisadores disseram que se tratava de um tubarão touro e até hoje há uma dúvida de que aquele seria mesmo o tubarão responsável. No entanto, depois da captura deste tubarão nenhum ataque foi registrado durante o resto do verão.

Horror em Amytiville (The Amytiville Horror) – 1979

Sinopse: Durante o dia, aquela casa era como qualquer outra. À noite, porém, era o próprio inferno. Seus antigos moradores foram assassinados e depois disso ninguém mais morou lá. Agora o casal Lutz e seus três filhos estão ali e o horror toma conta de tudo, causando mortes inexplicáveis e misteriosas.

terror em amytiville

Fatos Reais: Em novembro de 1974, Ronald DeFeo Jr. de 24 anos de idade assassinou friamente toda a sua família. A família DeFeo vivia tranquilamente em sua bela residência na avenida Ocean. Ronald não era um exemplo de jovem americano, era viciado em drogas chegando a cometer pequenos delitos para sustentar seu vício. Tinha um relacionamento nada amigável com sua família, principalmente com o seu pai. No dia 13 de novembro de 1974 Ronald resolveu matar a todos os membros de sua família com tiros de carabina. Ele alegava que vozes o mandavam assassinar a todos, ele olhava para os lados e não via ninguém então deduzia que era Deus falando com ele, mais tarde essa versão foi levada como duvidosa pois há evidências de que a irmã de 18 anos de Ronald poderia ter ajudado no assassinato e ele a matou para eliminar a única testemunha. Ronald foi condenado a prisão perpétua. A casa 112 da rua Ocean, que pertencia a família de Ronald, foi vendida um ano depois para a família Lutz sendo que moraram na casa por apenas um mês, já que coisas estranhas aconteciam na casa, vozes, gritos e aparições começaram a mexer com a família. A casa 112 é um dos lugares mais misteriosos de todo o mundo sendo que muitos visitam o lugar a fim de encontrar respostas do ocorrido na noite de 13 de novembro de 1974.

O Segredo do Céu (Night Skies) – 2007

Sinopse: Numa van, pelas estradas de Phoenix, 5 amigos vêem no céu uma formação de luzes que se movem com muita rapidez. Logo após, eles batem a van. Este é o início de um misterioso e verdadeiro encontro com seres alienígenas. Assista e descubra os terríveis acontecimentos daquela noite inesquecível…

Capa da 1º edição do Filme

Fatos Reais: No dia 13 de março de 1997, centenas de pessoas avistaram várias luzes que sobrevoavam os céus da cidade de Phoenix, no estado americano do Arizona. O fenômeno também ocorreu no estado de Nevada e no estado mexicano de Sonora. Nos Estados Unidos, as luzes foram desde Phoenix até Tucson. Luzes da variadas descrições foram vistas pelos moradores entre as 19:30 as 22:30 horas, segundo relatos, uma formação triangular de luzes atravessou os estados e uma série de luzes fixas foram vistas na área de Phoenix. O filme foi baseado nos acontecimentos ocorridos nos arredores de Phoenix. Testemunhas afirmam ter visto um OVNI em forma de um grande esquadro contendo possivelmente motores emissores de luz. A Força Aérea dos Estados Unidos afirmou que o segundo grupo de luzes, que apareceram nos arredores de Phoenix eram foguetes de aviões A-10 Thunderbolt II, que estavam em treinamento no sudoeste do Arizona. Já os moradores afirmam que eram OVNIs que sobrevoavam a cidade. Esse fenômeno ficou conhecido como “As Luzes de Phoenix”.

Apollo 18: A Missão Proibida (Apollo 18) – 2011

Sinopse: Oficialmente, a Apollo 17, lançada em 17 de dezembro de 1972, foi a última missão à Lua divulgada. Mas, um ano depois, dois astronautas americanos foram enviados para lá em uma missão secreta, financiada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O que você está prestes a ver são imagens reais que eles fizeram durante a missão Apollo 18. Enquanto a NASA nega a sua autenticidade, outros acreditam que essa foi a verdadeira razão para o Homem nunca ter voltado à Lua.

Capa do Filme

Fatos Reais: É aquela mesma história, parte do público considerou o filme como mentiroso e nada real, mas para os fãs de teorias conspiratórias, é quase 100% de chance de que o ocorrido no filme é a verdadeira causa da NASA encerrar definitivamente suas visitas à lua. Segundo o filme, houve uma missão secreta com destino à lua organizada pela NASA (Agência Espacial Norte Americana), secretamente, eles enviaram os astronautas Warren Christie e Lloyd Owen, tripulando a Apollo 18, suposta nave que serviu para a missão, chegando lá os dois tripulantes tiveram uma experiência nada agradável com seres alienígenas resultando na morte dos dois. Outra teoria diz que a Apollo 18 foi ao espaço mas não voltou da missão como planejado, resultando na morte dos  tripulantes da nave e a não divulgação da missão ficando a entender que a Apollo 17 foi a última missão à lua. Teorias dizem que os tripulantes da Apollo 18 foram uma espécie de cobaia para as missões Apollo 19 e Apollo 20, sendo que logo depois as duas naves foram lançadas usando as coordenadas dadas pelos tripulantes da Apollo 18. Com essas informações, a Apollo 19 e 20 conseguiram com sucesso “alunisar” na chamada “parte oculta da lua” onde supostos seres extraterrestres residiam.

A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street) – 1984

Sinopse: Na Rua Elm, os adolescentes vem tendo pesadelos bizarros, todos descrevem um mesmo homem, com uma aparência grotesca, de pele toda queimada, camisa listrada e um chapéu marrom escuro, características que fazem dele um bicho papão não muito comum mas com um enorme poder sobre seus sonhos e um insaciável desejo por matança. Um a um, eles vão sendo mortos pelo maníaco. Agora cabe a jovem Nancy arrumar um meio de deter o assassino, antes que que ele caia sobre o sono de todos os jovens de Elm Street.

Capa da 1º Edição do Filme 

Fatos Reais: Wes Craven, diretor e roteirista do filme se inspirou em um artigo publicado pelo jornal L.A. Times que descrevia um grupo de refugiados do Camboja que haviam chegado aos Estados Unidos, eles relatavam ter pesadelos perturbadores, alguns homens se recusavam a dormir. Mas como ninguém controla o sono, muitos adormeceram e morreram durante o sono, os médicos não identificaram a verdadeira causa das mortes, acreditavam-se que eles possuíam algum problema cardíaco, mais tarde a causa diagnosticada seria a síndrome da morte súbita inexplicada.O caso que mais chamou a atenção foi o de um menino que assim como o resto dos homens, se recusou a dormir, sendo que quando finalmente decidiu dá uma chance ao sono, acabou morrendo como os outros. Craven criou Freddy Krueger a partir de uma experiência pessoal, quando criança, Wes Craven teria visto um homem idoso andando em frente de sua casa, a janela do quarto dava na rua e quando o jovem Craven olhou pela janela, viu que o idoso olhou fixamente para ele, assustado, Craven se afastou da janela. O nome Freddy Krueger foi criado a partir do nome de um valentão da escola que intimidava Craven na sua adolescência, o garoto se chamava Fred Krueger, sendo que Craven acrescentou apenas mais uma letra d e uma letra y no nome do maníaco.

Os Estranhos (The Strangers) – 2007

Sinopse: Quando o casal Kristen (Liv Tyler) e James (Scott Speedman) chegam na remota casa de veraneio dos pais de James, eles simplesmente querem descansar um pouco, depois de uma noite difícil. Mas mal sabem eles que a noite esta prestes a se tornar a pior de suas vidas quando três estranhos mascarados surgem em seu recanto aparentemente tranquilo. Esses misteriosos estranhos tem um prazer doentio em aterrorizar o jovem casal.
Fatos Reais: O diretor Bryan Bertino se inspirou nos assassinatos cometidos pela Família Manson, que ficou conhecido como caso Tate-LaBianca. A Família Manson foi um grupo liderado por Charles Manson e seus seguidores no estado da Califórnia nos Estados Unidos, nos anos 60. O grupo cometeu uma série de assassinatos em Los Angeles,o mais famoso deles foi o assassinato da atriz Sharon Tate, na madrugada do dia 9 de agosto de 1969,um grupo de jovens entre 20 e 23 anos de idade invadiu a casa da atriz Sharon Tate e assassinaram a jovem e mais quatro amigos friamente, Sharon Tate estava grávida de 8 meses, mas isso não foi levado em conta e o grupo assassinou a jovem mesmo assim. Na madrugada de 10 de agosto, o grupo agiu novamente, desta vez, as vítimas eram o casal Rosemary e Leno LaBianca, coincidentemente o casal estava conversando sobre o assassinato de Sharon Tate na noite anterior e quando se preparavam para dormir, desta vez, Charles Manson e Tex Watson invadiram a casa do casal, amarraram e os amordaçaram anunciando um assalto, depois de conseguirem o dinheiro e objetos de valor, Manson voltou para seu carro e mandou duas integrantes de seu grupo ajudarem Tex Watson a matar o casal. Rosemary e seu marido foram mortos a facadas. Palavras de ordem e insultos foram escritos a sangue nas paredes da casa.


(fonte: Música e Cinema)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...